
O Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA2009) é a celebração da ciência e em especial da própria Astronomia.
É bom relembrar algumas épocas e marcas da história da Astronomia. Em primeiro lugar a Astronomia é uma das ciências mais antigas do mundo, provavelmente a primeira de todas as ciências; a astronomia (ou a física - physis) tem um papel fundamental no inicio da filosofia no mundo ocidental que ocorre nos séculos VII e VI a.C.; e depois retoma com força e com uma particularidade especial no início da modernidade na segunda metade do milênio findado, com Copérnico, Galileu, Decartes, Isaac Newton, Giordano Bruno, kotler, entre outros; toma um novo e revolucionário fôlego na contemporaneidade com Albert Einstein e a famosa teoria da relatividade especial.
Mas por que 2009 é o ano da Astronomia?
Em 1609 tivemos uma das datas mais marcantes da história da Astronomia, foi quando pela primeira vez o homem pôde ver o céu não mais com os olhos desnudos ou seja a partir de Galileu Galilei pôde-se observar o céu com um telescópio, um instrumento que ajudou a revolucionar a ciência e em especial a Astronomia. Esse instrumento foi aperfeiçoado por Galileu, mas não foi construído por ele como alguns pensam. Galileu teve o mérito de desenvolvê-lo e principalmente de ter tido a ideia de usá-lo para ver o céu e não para observar navios ou inimigos à distância, mas um objetivo mais nobre: o Céu.
Com o telescópio, Galileu Galilei pôde observar a lua como nunca antes, viu que na Lua há montanhas e imensas crateras. Com esse instrumento óptico pode constatar que em Júpiter há 4 corpos que a circundam, são as grandes luas: Europa, Ganímedes (ou Ganimedes), Io e Calisto, mas sabe-se hoje que existem outros satélites naturais em Júpiter. Essa observação corrobora para a retomada do heliocentrismo (Copérnico 1554) com a afirmação de que se é possível haver outros corpos girando em torno de outros sem ser da própria Terra, então por que a terra não poderia também ela estar girando em torno de outro corpo como o Sol.
Passou-se desde então 400 anos de observações com instrumentos ópticos não mais olhos nus. E depois tivemos um outro número bem marcante que são os 40 anos do homem na Lua, isso mesmo, em 20 de Julho 1969 o homem pisa pela primeira vez na Lua, e como disse Neil Alden Armstrong quando deu esse 1º passo, "um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade".
Pela participação da Astronomia desde os primórdios do homem através de sua contemplação e “veneração” do céu, criação dos seus mitos e depois o nascimento da filosofia e da ciência, podemos observar que a astronomia tem um estreito relacionamento com o pensamento filosófico basta ver as inúmeras possibilidades que se dão de uma para a outra, eu vejo uma sinergia entre a Astronomia e a Filosofia (Pensamento) e vice versa.
Por esses motivos e tantos outros que dão a importância e relevância da Astronomia é que o ano de 2009 foi proclamado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o ano internacional da Astronomia. Esses são objetivos gerais:
Difundir na sociedade uma mentalidade científica;
Fornecer uma imagem moderna da ciência e do cientista;
Promover acesso a novos conhecimentos e experiências observacionais;
Promover comunidades e clubes de Astronomia;
Promover e melhorar o ensino formal e informal da ciência;
Criar novas redes de divulgação e pesquisa e fortalecer as já existentes;
Melhorar a inclusão social na ciência, promovendo uma distribuição mais equilibrada entre os cientistas provenientes de camadas mais pobres, de mulheres e minorias raciais e sexuais.
Bem, amigo leitor então mãos à obra...
Abraços do Benito Pepe, Visite meu novo Site, clique Aqui!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.