
Há alguns anos se comentou sobre um estudo que diz ser o universo finito, mas como em ciência não há verdades; parece paradoxal mas não é, o que é verdade hoje pode não ser amanhã.
Em ciência é necessário uma comprovação através de métodos e experimentações, porém no campo do cosmos isso não é tão simples, na verdade muitas vezes se combatem teorias com teorias ficando mais próximo do campo da filosofia do que da ciência.
Vamos primeiramente tomar conhecimento ou relembrar para os que já conhecem um pouco do assunto, as dimensões conhecidas do universo o nosso maravilhoso cosmos. Imaginemos que fosse possível viajar na velocidade da luz, velocidade esta suficiente para percorrer 300.000km em um segundo. A fim de que o amigo leitor tenha uma melhor idéia desta dimensão de velocidade, entenda que poderíamos em um segundo dar 7 voltas em torno da terra. Porém para nossa nave chegar até a estrela mais próxima de nosso planeta, sem ser o nosso Sol logicamente (para ai são “só” 8 minutos), demoraríamos aproximadamente 4,5 anos isto viajando na velocidade da luz. Impressionante não é?
Ficará mais impressionante agora! A nossa galáxia possui algumas centenas de bilhões de estrelas que precisariam de 100.000 (cem mil anos) à velocidade da luz para ser apenas cruzada em sua extensão. Isto significa que para viajarmos de “ponta a ponta” da nossa galáxia seriam necessários 50 vezes a quantidade de anos de nossa era cristã, em outras palavras os 2000 anos desde que Jesus Cristo veio à terra são 50 vezes menores do que o tempo necessário para apenas cruzarmos a Via Láctea, e isto viajando na velocidade da luz.
Vamos agora “viajar” um pouco mais, se quisermos sair de nossa galáxia e irmos para a outra em dimensões semelhantes à nossa e que não seja uma galáxia satélite nossa, pois existem algumas “pequenas” galáxias que são satélites da nossa, iremos então para Andrômeda, mas agora a conversa começa a ficar mais fascinante, pois agora teríamos que viajar 2,2 milhões de anos na velocidade da luz para lá chegarmos. Isto mesmo, a luz que vemos hoje chegar aqui na terra proveniente desta Galáxia, chamada Andrômeda, na verdade levou mais ou menos a metade do o tempo da vida da espécie que veio a se tornar o Homem de hoje em nosso planeta que é de 4,5 milhões de anos.
Nosso planeta tem aproximadamente 5 bilhões de anos, porém a vida veio bem depois, então podemos dizer em outras palavras que teríamos que esperar o mesmo tempo da existência de nossa vida neste planeta para nossa nave ir e retornar aqui em nosso planeta e isto se falando na vida ainda bem rudimentar e de pouca inteligência de outrora, pois a espécie humana com o desenvolvimento intelectual como é conhecida hoje é bem mais recente, talvez tenhamos poucas dezenas de milênios com o cérebro que possuímos hoje e na verdade a tecnologia aplicada em astronomia e Astronáutica é muitíssimo recente.
É interessante também mencionarmos que o agrupamento de galáxias à qual nossa galáxia faz parte e que possui aproximadamente 30 galáxias tem uma extensão de aproximadamente 5 milhões de anos luz de distâncias. É... caro amigo leitor... a maior de todas as questões ainda não acabou: sabemos que existem bilhões e bilhões de galáxias no universo conhecido. Só para falar do universo conhecido, que terá provavelmente bilhões e bilhões de anos luz de distância, estimava-se a idade do universo entre 15 a 20 bilhões de anos. (hoje se pensa em 13,7 bilhões de anos desde a origem do big bang)
Bem! Partiremos agora da idéia de dimensão, não no sentido de distância e sim mais amplamente. Antes de fecharmos com esta questão recordemos os nossos antepassados quando achavam que a terra era plana e filosofavam o que teria depois que acabasse esta terra?
Esta foi uma questão resolvida quando se descobriu que a terra é redonda e portanto não se acaba em um abismo como muitos pensavam, e agora o homem desenvolve a capacidade de escapar de nossa atmosfera e ir ao espaço, e então se o universo for finito? Essa é a nova questão, o que teremos de respostas? É fascinante... tanto faz o universo seja finito como não seja!
Para os antigos, descobrir que a terra era redonda foi fascinante. Para nós, saber que o universo tem a forma de um dodecaedro esférico ou tenha lá a forma que tiver também é fascinante, se for finito como diz a nova teoria dos pesquisadores franceses. Quando falamos em dimensões do universo estamos falando das três dimensões espaciais, mais uma de tempo, porém devemos lembrar que é consenso entre a maioria dos astrônomos que haja outras dimensões. (principalmente para justificar a teoria das cordas)
Da mesma maneira que os antigos passaram para nós os seus conhecimentos e que somado aos nossos nos ajudaram a sair do nosso planeta e ir ao espaço; quem sabe nossos descendentes aproveitando nossos conhecimentos e somando aos seus saberão “sair do nosso universo” (?)
Mas continuaremos sempre acreditando que há um abismo pois a idéia de finito é relativa.
Mas continuaremos sempre acreditando que há um abismo pois a idéia de finito é relativa.
Abraços do Benito Pepe
Para ler sobre a estrutura do universo > http://www.benitopepe.com/2008/12/o-estruturalismo-cientfico-astronmico.html
Comente clique aí em baixo...
o que você achou?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.